top of page
Banner_Via_News_03_1920x182.fw.png

Foguete sul-coreano explode após ser lançado na Base de Alcântara

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 23 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
© Innospace/Divulgação
© Innospace/Divulgação

A Operação Spaceward, que marcou o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial partindo de solo brasileiro não alcançou o final planejado. O foguete sul-coreano HANBIT-Nano explodiu segundos após decolar do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, na noite desta segunda-feira (23).


O HANBIT-Nano de quase 22 metros não era tripulado e explodiu alguns segundos após ser lançado, às 22h13, horário de Brasília. Ele estava levando uma carga útil com cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia, para a órbita baixa da Terra.


Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que após a saída da plataforma, o veículo iniciou sua trajetória vertical conforme previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo numa área dentro do Centro de Lançamento.


Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros que atuam na Base de Alcântara já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão e que as equipes técnicas da Innospace seguem atuando na análise dos dados e na apuração das causas do ocorrido.


A FAB reforçou ainda que todas as ações sob sua responsabilidade que envolvem a parte de segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial.  


Já a Innospace divulgou uma Carta aos Acionistas referente ao lançamento da primeira missão comercial no Brasil destacando que a empresa está trabalhando em parceria com as outras organizações envolvidas no projeto para analisar os dados de voo, medição e rastreamento. Além disso, está sendo conduzida uma revisão técnica das circunstâncias que levaram ao fim da missão de lançamento.


Na nota, a empresa espacial se comprometeu em compartilhar os resultados da análise de forma transparente assim que forem organizados.


O lançamento do HANBIT-Nano foi adiado diversas vezes. Inicialmente, o voo estava programado para ocorrer em novembro. A data mudou para 17 de dezembro, mas foi identificada uma anomalia, o que levou a nova mudança; dessa vez para 19 de dezembro. Outro problema fez com que o lançamento fosse transferido para essa segunda.


*Com produção de Luciene Cruz


 
 
 

Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html