WhatsApp poderá usar IA para resumir mensagens e criar papéis de parede
- Fabio Sanches
- 13 de mai.
- 3 min de leitura

O WhatsApp estaria desenvolvendo novos recursos de inteligência artificial (IA) que poderão resumir mensagens recebidas e criar papéis de parede personalizados. As funções fazem parte do Meta AI, o serviço de IA da big tech, e estão em fase experimental. As ferramentas foram descobertas na versão beta do mensageiro para Android pelo WABeta Info, portal especializado no aplicativo. A Meta não confirma a possível atualização. Além disso, não há previsão de lançamento oficial. Confira, a seguir, como deverão ser as novas funcionalidades da rede social.
Resumo de mensagens com IA
A primeira novidade é o resumo de conversas, que condensa mensagens recebidas em frases menores utilizando inteligência artificial. A função poderá ser ativada em conversas individuais, grupos e canais. O objetivo da ferramenta é fazer com que o usuário tenha acesso aos conteúdos principais do chat sem precisar ler tudo, facilitando a vida de quem recebe muitos textos. A ativação será por meio de um botão da Meta AI disponível na própria janela. Com um único toque também será possível recuperar toda a conversa original.
O resumo das conversas, caso efetivado no app, será feito por meio do chamado Processamento Privado, um protocolo de segurança que, segundo a empresa, garante que as mensagens sejam tratadas em um ambiente interno, sem expor o conteúdo para a Meta, WhatsApp ou para terceiros. O sistema reduziria os textos, enviaria o resumo de volta para o usuário e excluiria o texto original sem armazenar nada. Isso garantiria a privacidade das conversas e manteria a criptografia de ponta-a-ponta prometida pelo mensageiro.

Nos testes feitos pelo site estrangeiro, o recurso não pôde ser ativado em chats que possuíam a Privacidade Avançada habilitada. Essa função, lançada recentemente, bloqueia ações como o download automático de mídias e o uso de ferramentas de IA nos chats. Segundo os pesquisadores, essa impossibilidade não estaria relacionada com uma possível brecha no Processamento Privado, mas estaria garantindo a preferência dos usuários que optam por não usar esse tipo de recurso.
Papel de parede com IA
O WhatsApp também poderá permitir que o usuário crie papéis de parede para as conversas usando o sistema de inteligência artificial generativa da Meta AI. A função estará disponível nas configurações do mensageiro e poderá aplicar os wallpapers em todas as conversas de uma só vez ou em janelas individuais, a critério do proprietário. Segundo a página internacional, as imagens criadas no aplicativo se adaptarão automaticamente às dimensões da tela do dispositivo que está sendo utilizado.
O processo de criação seria semelhante ao já existente no próprio WhatsApp e em outras IAs, como ChatGPT e Gemini Google. O usuário deve escrever um prompt descrevendo como deseja a imagem, com o máximo de detalhes possível. Após o envio do comando, o sistema demonstrará um carrossel com várias versões da figura solicitada, para o proprietário escolher a melhor opção e aplicar no fundo das janelas. Também há a opção de reescrever o prompt para fazer ajustes ou para enviar um novo requerimento.
O WhatsApp já permite que os usuários criem imagens de perfil usando inteligência artificial, mas os papéis de parede continuam em fase de testes, assim como a função que resume conversas. Os recursos ainda podem sofrer modificações antes de serem implantados na versão final do aplicativo ou simplesmente podem nem ser lançados para o público final.
Comments