Android 16 é anunciado com design repaginado e foco em segurança
- Fabio Sanches
- 13 de mai.
- 4 min de leitura

O Android 16 foi anunciado, nesta terça-feira (13), pelo Google, durante o The Android Show. A atualização do sistema operacional tem foco em melhorias de segurança, e adiciona recursos de combate a fraudes por ligação, mitigação de danos ao vazamento de dados após roubos físicos, além de um novo hub para encontrar dispositivos perdidos. Com maior integração do software com o Gemini, a assistente de inteligência artificial (IA) da empresa chegará ainda a novos dispositivos, como TVs e até mesmo carros. Já para celulares, a companhia aposta em um design repaginado e mais colorido com a chegada do Material 3 Expressive, conforme vazamentos apontaram.
Vale destacar que a nova versão do Android deve ser lançada oficialmente somente no segundo semestre deste ano, inicialmente para celulares da linha Pixel do Google. A seguir, leia mais detalhes sobre as novidades.
Android 16 chega com design repaginado e novas cores
A ideia do Google é clara: deixar o Android menos "chato" visualmente. Para isso, a empresa investiu no Material 3 Expressive, novo design da marca, considerado a "nova direção ousada para o design". Para isso, a aposta foi a inserção de (muitas) cores e um sistema de animações mais naturais e elásticas. Em exemplo dado, ao dispensar uma notificação, as outras ao lado reagem sutilmente ao gesto de arrastar. Ao remover da lista, ocorrerá também uma vibração considerada "satisfatória" no display. Vale destacar que as novidades de layout devem chegar também aos apps do Google, de forma nativa.
Outra novidade importante está na Central de Controles, que poderá ser totalmente personalizada, como já ocorre no iOS. Será possível adicionar atalhos rápidos, como Lanterna e Não Perturbe. Além disso, o novo recurso de Live Updates permite acompanhar atualizações em tempo real de alguns apps, como pedidos de comida ou a chegada de carros de aplicativo, também semelhante ao que já acontece no iPhone.
Android 16 adiciona recursos de combate a fraudes por ligação e mais
Pesquisas do Google indicam que golpistas costumam enganar pessoas por ligação ao induzi-las a realizar ações específicas, como alterar configurações de segurança do celular ou conceder permissões. Com a atualização, não será mais possível desativar o Google Play Protect durante uma conversa por telefone. A instalação de app pela primeira vez via navegador, aplicativo de mensagens ou outra fonte, além da concessão de permissões de acessibilidade, que podem permitir que um app malicioso recém-instalado assuma o controle do dispositivo, também serão impedidas.
Outra função, ainda em fase de testes no Reino Unido, está no aviso em relação ao compartilhamento de tela com contatos desconhecidos. A fraude está se tornando comum no mundo, e por isso o Android emitirá um alerta sobre os riscos da ação e permitirá encerrar a ligação e parar o compartilhamento com um só toque.

O Verificador de Chaves também chega com a atualização do Android, e permitirá verificar a identidade da pessoa com quem está conversando a partir de chaves de criptografia públicas no Google Mensagens. Além disso, a funcionalidade que detecta golpes usando IA do app também sofreu atualizações. Agora, a camada de segurança atua na fiscalização contra crimes relacionados a pedágios e cobranças falsas, criptomoedas, golpes com falsos representantes financeiros, cartões-presente e prêmios falsos, além de suporte técnico falso.
Por fim, o Google promete uma atuação mais robusta contra roubos físicos. A empresa promete que, ainda neste ano, serão lançados recursos contra restauração de fábrica, limitando o funcionamento do dispositivo caso seja resetado sem autorização do dono. Além disso, o usuário poderá adicionar uma pergunta de segurança, ativada com o Bloqueio Remoto, para evitar ações não autorizadas no celular.

Find Hub chega para localizar aparelhos perdidos
O Find Hub é o substituto do Encontre meu Dispositivo, antigo software do Android que permita localizar celulares perdidos ou roubados. A atualização deve facilitar na busca por pertences, amigos e familiares. Além disso, o programa terá parcerias com companhias aéreas, que diminuirá o tempo na procura por bagagens extraviadas, a partir da conexão por tags.
Até o fim do ano, o Google também promete que a busca por familiares e amigos conectados poderá ser realizada mesmo sem sinal de celular na região.

Gemini chega em novos dispositivos; confira
O Gemini já é o assistente nativo em celulares Android. Agora, a tecnologia chega a outros dispositivos compatíveis com o sistema operacional. Para usuários com smartwatches, por exemplo, basta usar comandos por voz para o relógio conseguir realizar ações, como definir lembretes e se conectar a aplicativos. Além disso, a IA chegará a carros que possuam conectividade com o Android Auto. A ideia é que o motorista se concentre na estrada, e tenha conversas naturais com o robô, ao invés de se preocupar com a execução do prompt perfeito.
Em TVs, o Gemini funcionará como um recomendador de filmes, além de responder perguntas sobre variados assuntos, ideal para crianças curiosas sobre o sistema solar, por exemplo. Por fim, a tecnologia será incorporada ao Android XR, sistema operacional de óculos de realidade virtual da Samsung, que devem chegar ainda este ano no mercado internacional.

Comments