Sem água há dias, moradores de assentamento em Sonora recorrem a ‘empréstimo’ de vizinhos
- Fabio Sanches

- 12 de jan.
- 2 min de leitura

Com o auxílio de uma carretinha, cidadão dirige quase 5km para pegar água vizinho com poço particular
Moradores do Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo em Sonora, município localizado a 362 km de Campo Grande, têm recorrido ao abastecimento de galões para suprir a falta de água. Isso porque, conforme informações encaminhadas ao Jornal Midiamax, a região lida com a ausência do recurso há cerca de 15 dias.
Caixa d’água, caixa térmica, galões e garrafas pets: na ocasião, todos os itens tornaram-se úteis. Assim, colocados em uma carretinha, um cidadão explica que é necessário dirigir quase 5km para pegar água ‘emprestada’ de um vizinho que possui poço particular na propriedade.
“28 anos morando no assentamento e nunca aconteceu esse tipo de coisa. Agora, nós estamos aqui com essa situação. Mais de 15 dias sem água, praticamente”, afirma morador. Mesmo com o ‘empréstimo’, o recurso costuma durar apenas dois dias até precisar de reabastecimento.
Segundo relato, o problema com os poços públicos ocorre há aproximadamente 60 dias devido à ausência de manutenção. “Tinha dia que tinha mas passava dois dias sem água. Agora acabou de vez”, completa a fonte.
O que diz a Prefeitura de Sonora?
A equipe de reportagem buscou a Prefeitura de Sonora para obter um posicionamento sobre a situação. Em nota, Eçuelio Alves, gerente de desenvolvimento econômico, informou que o serviço deve voltar ao normal ainda hoje.
Confira o posicionamento na íntegra:
O assentamento Carlos Roberto Soares de Melo no município de Sonora, tem uma longa rede de distribuição de água com (7) sete poços artesianos, destes 6 estão em pleno funcionamento. Um dos poços na escola velha, vem com problemas desde 31/12/2025, especificamente na rede de energia elétrica, que é de responsabilidade da ENERGISA, nesse período já queimou duas bombas submersa, hoje inclusive estamos lá trocando a terceira bomba no mesmo poço em um período de 10 dias.
Já solicitamos providências com a Energisa em diversos chamados, porém o problema persiste no assentamento de maneira geral. A prefeitura de Sonora faz manutenção periódica, atualmente tem duas empresas contratada para manutenção de diversos poços artesianos no município, porém a questão da energia foge da nossa responsabilidade. A previsão de normalizar a distribuição de água neste poço é ainda hoje.
Fonte: Midiamax








Comentários