top of page
Banner_Via_News_03_1920x182.fw.png

Portugal promulga acordo com Brasil sobre carteira de motorista

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 12 de jan.
  • 1 min de leitura
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uso da CNH depende agora de ratificação brasileira


O governo de Portugal promulgou o acordo feito com o Brasil em 2022 sobre o “Reconhecimento Mútuo dos Títulos de Condução”, ou seja de reconhecimento da carteira de habilitação.


O acordo admite como válida, no território português, a Carteira Nacional de Habilitação expedida no Brasil. Pelo princípio da reciprocidade, a mesma regra será aplicada aos portugueses que estejam a turismo ou morem em terras brasileiras.


Mas, para que o acordo comece a valer, o nosso país precisa ratificar o instrumento.


Até lá, segue em vigor a norma antiga adotada entre os dois países, que permite o uso em Portugal da CNH em papel, desde que esteja válida.


Quando o Brasil ratificar o acordo, o brasileiro que esteja a turismo ou seja residente em Portugal apresenta a sua carteira de motorista, seja ela em formato físico ou digital, e poderá usar até a data de validade original sem necessidade de troca por um documento português e vice-versa.


O documento de habilitação deve ainda ter menos de 15 anos de emissão e serve para condutores com até 60 anos.


Mais um detalhe, o acordo vale para categorias equivalentes. Quem tem habilitação só para dirigir carro de passeio, terá essa categoria validada. O mesmo quem tem habilitação de motocicleta ou possui as duas categorias.




Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html