Organizações ignoram riscos quânticos iminentes
- Fabio Sanches
- 4 de mai.
- 1 min de leitura

A rápida ascensão da computação quântica representa um risco para a segurança cibernética e a estabilidade dos negócios, mas poucas organizações estão se preparando. Segundo a Pesquisa Pulse de Computação Quântica 2025 da ISACA, 67% dos profissionais de TI europeus acreditam que a tecnologia pode aumentar ou deslocar os riscos de cibersegurança nos próximos anos, mas apenas 4% afirmam que suas empresas têm uma estratégia definida para o tema.
Embora 56% dos respondentes enxerguem oportunidades de negócios e 44% esperem inovações revolucionárias com a computação quântica, há forte preocupação sobre seus impactos. Cerca de 67% temem que a tecnologia possa quebrar a criptografia atual da internet antes da adoção generalizada de protocolos pós-quânticos, enquanto 40% preveem mudanças profundas nos modelos de negócios.
A pesquisa destaca ainda que mais da metade das organizações não incluiu a computação quântica em seus planos estratégicos e 40% sequer consideraram implementar criptografia resistente a computadores quânticos. Apenas 2% dos profissionais entrevistados afirmam ter bom entendimento sobre as capacidades quânticas e apenas 5% compreendem os padrões do NIST para criptografia pós-quântica.
Para o Diretor de Estratégia Global da ISACA, Chris Dimitriadis, a preparação para a era quântica deve começar imediatamente. Ele defende a criação de uma força de trabalho treinada em tecnologias emergentes, como computação quântica e inteligência artificial, além da construção de um plano de transição robusto para um mundo pós-quântico.
Fonte: Ciso Advisor
Comments