top of page
Banner_Via_News_03_1920x182.fw.png

Juiz ‘ensina’ contribuinte a como verificar se cálculo do valor do IPTU está correto

  • há 21 horas
  • 3 min de leitura
Contribuintes podem ter informações sobre boletos do IPTU na Central de Atendimento ao Cidadão. (Foto: Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)
Contribuintes podem ter informações sobre boletos do IPTU na Central de Atendimento ao Cidadão. (Foto: Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Executivo Municipal alegou que demoraria cerca de 6 meses para emitir e enviar novas guias


Em decisão na noite desta quarta-feira (11), o juiz Ariovaldo Corrêa Nantes, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, ‘ensinou’ o contribuinte a como verificar se o cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) está correto e se deve ser pago nesta quinta-feira (12) — último dia do prazo para pagamento.


O magistrado cita as informações prestadas pelo Executivo Municipal em coletiva de imprensa na manhã desta quarta. O secretário de Governo, Ulisses Rocha, afirmou que apenas 3% dos contribuintes serão afetados com as mudanças.


Entretanto, o juiz afirma que essas informações repassadas pelo poder público não se encontram nos autos do processo, mas orienta que a população faça por si só os cálculos para saberem se o valor do boleto está certo.


O magistrado ainda esclarece que as últimas decisões envolvendo o IPTU não tem a ver com a taxa do lixo, que permanece sendo cobrado junto no carnê do imposto.


Movimentação na Central do Cidadão. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)
Movimentação na Central do Cidadão. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Cálculo do IPTU

Para isso, é necessário reajustar o “Valor de Avaliação” (dado que consta do boleto do imposto) pago no IPTU 2025 com percentual de 5,32% — referente ao IPCA-e (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial).


Caso o resultado seja o mesmo que consta no “Valor de Avaliação” do IPTU 2026, então o boleto deve ser pago até esta quinta-feira (12) — em caso de pagamento à vista. Em caso de parcelamento, deve-se respeitar os prazos de parcelamento. Vale lembrar que a parcela de fevereiro foi adiada para dezembro de 2026.


O juiz ainda esclarece que o valor do carnê do IPTU compreende o “Valor de Avaliação” e o “Valor da Taxa do Lixo”. No caso da última taxa, apesar de cobrada junta, não sofre mudanças, precisando ser incluída no valor final do boleto. O que deve ser levado em conta para o cálculo é apenas o “Valor de Avaliação”.


Como a prefeitura não especificou os detalhes da população que será impactada com a revisão, o juiz determinou que a decisão previamente publicada deve prevalecer para todos que tiveram reajuste acima da inflação.


Ou seja, qualquer contribuinte que tenha boleto cobrando valor acima do resultado do IPTU 2025 reajustado com o índice de 5,32% deve ter a cobrança revista.


Horário de atendimento na Central do IPTU

O juiz também acatou o pedido da Prefeitura de Campo Grande, feito nesta quarta, e a liberou de precisar enviar novos boletos físicos para a casa de contribuintes incluídos na revisão de valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).


A prefeitura havia entrado com petição para ser desobrigada a enviar as novas guias, pois demoraria cerca de 6 meses para os documentos chegarem até os contribuintes, resultando em “perdas irreversíveis”. Agora, a prefeitura deverá emitir os novos boletos e disponibilizá-los apenas de forma digital, no site oficial.


Ao permitir que a prefeitura emita apenas boletos digitais, o juiz condiciona o Executivo ao cumprimento de três regras.


O primeiro é que cobre apenas os boletos do IPTU de contribuintes cujo do contribuinte cujo “Valor de Avaliação” do IPTU/2025 + 5,32% corresponda ao valor que consta no “Valor de Avaliação” do IPTU/2026.

Em segundo, que atenda todo contribuinte que precisar de atendimento, seja por meio digital (site, WhatsApp, canais de comunicação, etc), ou por via presencial (Casa do Cidadão e outros pontos de atendimento), durante todo esta quinta-feira (12).


“[…] até que a última pessoa seja atendida, inclusive extrapolando o horário regular de funcionamento dos pontos de atendimento presencial, se necessário”, diz a decisão.

Por fim, pediu que o Executivo Municipal disponibilize “de maneira fácil, acessível e destacada” no site do IPTU o “Valor de Avaliação” de 2025 e o “Valor de Avaliação” deste ano para que o contribuinte possa verificar o cálculo.


Fonte: Midiamax





Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html