Decisão judicial mantém 97% dos IPTUs de Campo Grande, explica secretário
- há 18 horas
- 2 min de leitura

Prefeitura esclarece que suspensão atinge apenas terrenos reajustados em 2026
Após decisão do presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Dorival Pavan, em limitar o reajuste do IPTU para 5,3% em Campo Grande, o município afirma que apenas 3% dos imóveis são afetados. Ou seja, a cobrança está mantida para 97% dos imóveis.
Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (11), o secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha, explicou que a Prefeitura irá suspender o pagamento de cerca de 15 mil imóveis em Campo Grande. O município possui cerca de 485 mil inscrições ativas.
Conforme o secretário, a decisão abarcou somente a questão da alíquota do IPTU. “Não sofreu alteração de alíquota. Só teve correção pela inflação, a não ser que tenha feito um puxadinho, e isso não tinha sido verificado antes, e foi agora.”
Então, Rocha explicou que o aumento relatado por alguns contribuintes se deu por conta de melhorias no imóvel ou no bairro. Isso porque o município tem uma alíquota fixa de 1%. Ou seja, só há majoração, caso haja mudança no valor venal do imóvel.
No entanto, a divergência se dá em terrenos, que fazem parte de outra categoria de alíquotas. Isso porque o mínimo é 1%. Porém, quando há melhorias no bairro onde o terreno está como pavimentação de rua, a alíquota pode subir para o máximo de 3,5%.
Afinal, até quando devo pagar meu IPTU?
Também presente na coletiva, a procuradora-geral do município, Cecília Saad Cruz Riskallah, reafirmou que não haverá prorrogação do prazo de pagamento do IPTU nos casos não contemplados pela decisão.
Ou seja, o contribuinte que quiser pagar em dia o tributo à vista deverá quitar o débito até a quinta-feira (12). “Fica mantida a data de 12 de fevereiro para pagamento à vista do IPTU, devido a esses imóveis não terem sofrido índice acima da inflação”, disse.
Como saber se meu IPTU está suspenso?
Para saber se o IPTU do seu terreno está suspenso, o contribuinte deve acessar o site http://iptu.campogrande.ms.gov.br/ e inserir os dados do imóvel.
Caso o imóvel esteja abarcado na decisão judicial, será exibido um aviso, informando sobre a suspensão do pagamento.
Neste caso, a Prefeitura irá reemitir novos guias de pagamento, com novos prazos.
Já paguei, e agora?
Para o contribuinte que já pagou o IPTU, mas ele está no grupo dos 3%, a Prefeitura garantiu que irá providenciar o ressarcimento ainda neste ano.
Tudo deverá ser acompanhado pela internet ou pelo canal oficial de comunicação da Prefeitura de Campo Grande sobre IPTU 2026: (67) 99677-8623.
Fonte: Midiamax







Comentários