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5 ferramentas de IA do Google para agilizar a inovação nas empresas

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura

No palco da Gramado Summit 2025, o Head de IA, GTM e Vendas do Google para a América Latina, Marcel Silva, falou sobre as inúmeras possibilidades das empresas que trabalham com inteligência artificial. O executivo apresentou um painel sobre as soluções do Google Cloud para startups e comentou como a tecnologia vai se desenvolver ao longo dos próximos anos e acelerar a inovação.


Silva falou sobre a importância de tornar a IA acessível para todos, desde a fase de aprendizado, a união com a criatividade humana e o oferecimento de uma estrutura segura e responsável. “Tudo o que fazemos [no Google Cloud] se baseia em três pilares: inovação com ousadia ou coragem, desenvolvimento responsável e progresso colaborativo”, afirmou. 


Durante o painel, o executivo apresentou ao público, majoritariamente formado por representantes de grandes e pequenas empresas, as ferramentas do Google que auxiliam na criação e no desenvolvimento de negócios para trabalhar de maneira mais ágil, otimizada e organizada. 


5 ferramentas do Google para agilizar o trabalho de empresas

As ferramentas foram lançadas recentemente ou receberam novas atualizações que elevaram a entrega de resultados. São elas:


1. NotebookLM

No assistente virtual NotebookLM é possível processar uma grande quantidade de dados, sejam eles em áudio, texto, vídeo, e transformá-los em conteúdos como resumos, guia de estudos, perguntas frequentes e podcasts. A plataforma está disponível em português e, segundo Marcel Silva, pode servir como uma assistente de organização de viagens a trabalho, por exemplo. 


2. Google Agentspace 

A plataforma corporativa Google Agentspace roda agentes de IA e oferece uma integração segura de sistemas, fazendo buscas internas em ferramentas colaborativas empresariais da Microsoft e até mesmo o aplicativo de mensagens corporativas Slack, dentre outras. É possível trabalhar com agentes de IA pré-construídos pelo Google assim como agentes desenvolvidos pela própria empresa, destacou o Head de IA, GTM e Vendas LATAM da Big Tech.


3. Gemini 2.5

A versão mais recente e avançada do Gemini, a IA do Google, é capaz de “executar tarefas comuns, gerar códigos, resolver problemas lógicos, de matemática, ciência”, afirmou Silva. A ferramenta é um modelo multimodal, ou seja, oferece interação com o usuário por meio de texto, imagem, vídeo etc. 


4. Imagen 4

A Imagen, outra vertente de IA do Google, é uma plataforma que transforma texto em imagem e também oferece recursos de edição e remoção de fundo de imagens, o que possibilita apresentar produtos a catálogos de lojas ou até mesmo testá-los virtualmente na casa de clientes. A criatividade, segundo o executivo, basta ser trabalhada em um prompt.


“Imagine a utilização, por exemplo, em uma campanha de marketing de um restaurante ou de uma marca de moda fitness, ou ainda aquelas ideias pouco ortodoxas que talvez só com a ajuda da IA para experimentar”, exemplificou Silva.


5. Veo 3

A IA do Google para gerar vídeos viralizou ao fornecer resultados bem realistas com imagens de alta qualidade. A terceira geração da Veo transforma texto e imagens estáticas em conteúdos audiovisuais e permite a inclusão de sons e voz. Marcel Silva indicou algumas funcionalidades entre elas a interpolação de imagens, a movimentação de câmeras e criar sequências.


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