top of page
Banner_Via_News_03_1920x182.fw.png

Sem ar-condicionado há quatro dias, pacientes passam a noite em claro com calor no HRMS

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 23 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. (Madu Livramento, Midiamax)
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. (Madu Livramento, Midiamax)

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) está há pelo menos quatro dias com o ar-condicionado quebrado, obrigando os pacientes e acompanhantes a enfrentarem calorão acima dos 30ºC. Há relatos de pacientes passando mal no hospital desde sábado (20).


Na última segunda-feira (22), reportagem do Midiamax mostrou que a maternidade, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e o centro cirúrgico estavam sem ar-condicionado.


Nesta terça-feira (23), leitores relatam que gestantes e bebês estavam passando mal por conta do calor. As salas de parto estariam sem ventilação, levando a mudança do local dos procedimentos. Além disso, familiares estariam sendo proibidos de levar ventiladores para tentar amenizar as altas temperaturas. 

“Meu filho nasceu ontem de tarde e o parto teve que ser feito no centro cirúrgico, tiveram que pegar a sala emprestada por conta da temperatura nas salas de parto da maternidade”, relatou um leitor.

Uma mãe está com a filha internada no HRMS desde que a criança nasceu, há 40 dias, e relata que desde sábado enfrentam calor. As famílias estariam passando a noite em claro. Além disso, as grávidas estariam enfrentando o trabalho de parto em meio ao calor.

“E o pior: a UTI neo com os bebês todos com temperatura elevada. As enfermeiras e técnicas passam a noite inteira fazendo compressa e dando banho nos bebês que podem tomar banho para não subir a temperatura. Minha filha, quando estava na UTI da outra vez, pegou uma bactéria, acredito que devido ao calor que facilita a proliferação”, alerta. 

A mãe sente que a administração do HRMS não “está nem aí” com a situação insalubre enfrentada pelas famílias e que ouve dizer que não há previsão para o conserto dos aparelhos. “Vou ter que passar o Natal aqui e, para completar, no calor infernal que está aqui, isso é um absurdo”, lamenta. 


O que diz o HRMS?

O Midiamax entrou em contato com a assessoria do HRMS em busca de uma nota sobre a falta de ar-condicionado no hospital. Nesta terça-feira (23), o hospital respondeu que está em busca de solucionar o problema, mas não estipulou prazo. Confira:

“O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) informa que o sistema de ar-condicionado central apresentou falha em decorrência de uma pane elétrica no quadro de energia, que ocasionou a queima de uma bomba. O hospital já adotou todas as providências necessárias para a solução do problema. É importante destacar que o sistema de ar-condicionado central da unidade possui cerca de 30 anos, o que torna sua manutenção especialmente complexa, devido à indisponibilidade de peças de reposição no mercado. Além disso, o hospital atua para minimizar impactos à assistência aos pacientes”.

Fonte: Midiamax




Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html