Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete em Alcântara
- Fabio Sanches

- 16 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

Missão sul-coreana marca entrada do país no mercado espacial
Contagem regressiva para o lançamento do foguete sul-coreano do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
A Operação Spaceward, realizada pela Força Aérea Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, marca o primeiro lançamento comercial a partir do Brasil e vai inserir o país no mercado global de lançamentos espaciais.
Entre os dias 17 e 22 de dezembro, fica aberta a nova janela para colocar em órbita o foguete sul-coreano, desenvolvido pela empresa Innospace e que é resultado de um edital assinado com o Comando da Aeronáutica em 2022.
O foguete vai transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.
Segundo o Chefe da Divisão de Operações do Centro, Robson de Oliveira, uma operação como essa envolve uma sequência longa de verificações.
São nove horas de atividades até o acionamento do motor.
A operação reúne cerca de 400 profissionais, entre brasileiros e sul-coreanos.
30 especialistas atuam no Centro de Controle; outros 100 profissionais, entre radares, antenas, dados, logística, segurança de voo e de superfície.
Nos minutos finais, são monitorados ainda: sistemas de controle e disparo, pressões dos tanques, sistemas de ignição, vento, chuva, descargas elétricas. Esses fatores são as principais causas de adiamentos em centros de lançamento.
Já foram realizados mais de 500 lançamentos em quatro décadas de operação do Centro de Alcântara.
Fonte: Rádio Agência Nacional








Comentários