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Anatel abre canal no WhatsApp para receber reclamações de consumidores

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 11 de abr.
  • 2 min de leitura

Objetivo é melhorar suporte e simplificar processo de registro
Objetivo é melhorar suporte e simplificar processo de registro

Consumidores que enfrentam problemas com as operadoras de telefonia passam a contar com um novo canal digital para reclamações na Anatel. A agência já está recebendo essas queixas por WhatsApp. O objetivo é melhorar o suporte aos consumidores e simplificar o processo de registro e acompanhamento de reclamações. Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% desses registros.


No WhatsApp vai ser possível registrar, consultar e reabrir protocolos. Futuramente, também será possível fazer consulta de informações pelo novo canal.


A superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, explica que, para usar o serviço, é preciso que o consumidor seja cadastrado no site da Anatel ou pelo call center:


“O cadastro pode ser realizado no nosso site, pelo aplicativo Anatel Consumidor ou pelo call center 1331. Depois que o consumidor fez o cadastro e o registro, a queixa é automaticamente encaminhada e o processo de resolução é iniciado”.


A jornalista Míriam Silva teve várias experiências ruins nos atendimentos das operadoras de telefonia celular. Para ela, um dos grandes problemas desses serviços são os atendimentos robotizados. Segundo Míriam, mesmo quando é possível falar com um atendente humano, eles também agem como robôs.


Para acessar o novo canal da Anatel, basta adicionar o número 0800 61 0 1331 no WhatsApp e iniciar a conversa. Os outros canais de atendimento disponíveis – aplicativo Anatel, portal Anatel e call center – continuam funcionando normalmente para receber denúncias, sugestões e outras manifestações.


Segundo dados da agência, em 2025, foram recebidas mais de 400 mil reclamações contra as operadoras. Ao todo, 92% dos casos foram resolvidos, com uma média de oito dias.



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