Tradição adormecida em Campo Grande revive para a Copa e ruas voltam a ganhar cores da Seleção
- 12 de jun.
- 3 min de leitura
Do Centro aos bairros mais distantes, moradores resgatam costume que une gerações e transforma ruas em pontos de encontro
Uma tradição que parecia adormecida em Campo Grande voltou a despertar às vésperas da Copa do Mundo. Do Centro aos bairros mais distantes, ruas ganham tons de verde e amarelo, resgatando um costume que marcou gerações, e os vizinhos se reúnem em prol da torcida.
Após anos sem grandes mobilizações, campo-grandenses voltam a se reunir para decorar as vias, pintar o asfalto e espalhar bandeiras, revivendo um hábito que, durante décadas, fez parte da identidade dos bairros ao longo dos mundiais.
No Centro, uma das iniciativas está na Rua 7 de Setembro, esquina com a Rua Bahia. A empresária Isabela Blanco conta que a ideia surgiu após uma conversa com uma funcionária do bar, que lembrava a tradição em sua cidade natal.
“Ela contou que em BH tinha pintura desde sempre. Eu falei: ‘Vamos fazer também’. Depois começou a pipocar em Campo Grande. Voltou algo que parecia cultura.”
Cartoon na rua
A partir daí, Isabela buscou autorização junto à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e contratou um artista para executar a pintura. “A única coisa que ele [Leon] falou era que queria manter o estilo dele. Eu também queria que tivesse algumas palavras, como Brasil.”
Responsável pela arte, o grafiteiro Matheus Leon explica que o trabalho mistura a expectativa pelo tão sonhado hexacampeonato com uma homenagem ao jogador Bruno Guimarães. Pintando desde os 15 anos, ele apostou em características marcantes do seu estilo.
“Ontem começamos; choveu um pouco à noite, e isso atrapalha. Agora, entre 2 e 3 dias, estará finalizado. Sobre meu estilo, gosto de trabalhar com o cartoon. Devido à Copa do Mundo, o pessoal busca trazer trabalhos diferentes, e eu gosto também.”
Tradição mantida há 12 anos
Enquanto o Centro redescobre o costume, no Conjunto Habitacional Bonança a tradição nunca deixou de existir. Na Rua Portinho, vizinhos se juntam há mais de uma década para decorar a via durante os anos de Copa do Mundo e nas festas juninas.
Entre tintas, bandeiras e bandeirolas, a preparação também se tornou um importante momento de convivência para a comunidade, formada majoritariamente por idosos.
Uma das pioneiras da iniciativa, a aposentada Virginia Ajala Peres, de 71 anos, viu a pintura na rua nascer. São quase 50 anos morando na mesma via.
“Quando me mudei para cá, era rua de chão. Essa tradição tem de 10 a 12 anos. A festa junina também. É importante porque é uma união, é uma convivência para nós, que já somos idosas. Para nós, é um apoio. Somos unidos.”
Hellen Lais Martins, pedagoga de 39 anos, e os vizinhos passaram horas costurando as bandeirolas verdes e amarelas. Além disso, todos eles decoraram as fachadas das casas.
“A maioria dos moradores é idosa, e a alegria deles é a Copa, é a festa junina. Nós juntamos os dois neste ano. Meus filhos começaram [a participar] pequenos, desde a primeira Copa [deles]. Hoje meu filho tem 13 anos e ajuda a pintar também.”
“Todo mundo ajudou, colaborou, dentro das suas possibilidades. Uns com a mão na massa, outros fazendo uma pipoca, com a companhia, com apoio moral, mas todo mundo ajuda de alguma forma.”
Festa junina e Copa
Para a aposentada e professora Edevanilce Martins, de 57 anos, a decoração é apenas um dos motivos para reunir os vizinhos.
“É um momento de puxar todo mundo para vir para a rua, se divertir, conversar, festejar. Até bingo fazemos”, diz.
“Teve ano em que todo mundo se reunia em uma casa e assistíamos todos juntos. Na festa junina, nós colocamos uma mesa grande e cada um traz um prato típico”, pontua.
Ruas pintadas
Outras ruas de Campo Grande já entraram no clima da Copa. Confira a lista das vias que colocaram a arte no asfalto:
Rua Armando Holanda, no Conjunto José Abrão
Rua Socó, no bairro Recanto dos Pássaros
Rua Horácio Lemos, no bairro Taquaral Bosque
Rua Francisco Morato, no bairro Varanda do Campo
Rua Juazeiro do Norte, no bairro Rita Vieira
Rua Oscár Ferreira Bugre, na Vila Nasser
Pode pintar a rua?
Em muitas cidades brasileiras, prefeituras abrem exceções e permitem a pintura de ruas para a Copa do Mundo. No entanto, isso exige autorização prévia do município. Em Campo Grande, essa autorização é emitida pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
O que pode:
A primeira coisa a ser feita pelo morador é solicitar um documento da Prefeitura para autorizar a pintura;
É permitido pintar somente vias locais, sem semáforos, com pouco fluxo de veículos;
A tinta deve ser lavável, de fácil remoção.
O que não pode:
Pintar sem autorização, pois pode gerar autuações;
Esconder sinalização de trânsito, principalmente faixas de pedestres;
Pintar vias de grande fluxo, como avenidas ou anéis viários.
Fonte: Midiamax








Comentários