Central do IPTU cumpre determinação e atende contribuinte até último minuto do dia
- há 21 horas
- 3 min de leitura

A Central do IPTU de Campo Grande ficará aberta até as 23h59
A CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) atende determinação judicial e estará aberta até as 23h59 desta quinta-feira (12) para receber contribuintes que ainda estão com pendências no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2026.
A decisão foi proferida na noite de quarta-feira (11) pelo juiz Ariovaldo Corrêa Nantes, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que também “ensinou” o contribuinte a verificar se o cálculo do IPTU está correto.
Segundo o diretor-executivo da Receita, Ricardo Vieira, o Município cumprirá o que foi determinado e atenderá “todos os contribuintes que comparecerem aos pontos presenciais de atendimento durante o dia 12 de fevereiro, até as 23 horas, 59 minutos e 59 segundos”.
Para ele, a determinação é incabível, pois extrapola o horário de trabalho dos servidores. “É preciso observar as regras trabalhistas, porque se trata de horário noturno. É algo ilógico, a meu ver, mas decisão judicial não se discute, deve ser cumprida”, pontua Vieira.
Presença de contribuintes aumentou consideravelmente
De acordo com Ricardo Vieira, a procura pelos serviços da Central está maior do que o normal. Os atendimentos pelos meios eletrônicos, como WhatsApp e chatbot, também estão intensos.
“Desde o início da judicialização, com certeza isso afugentou um pouco o contribuinte, pela pouca clareza da situação. A equipe está preparada para atender, todas as explicações necessárias sempre foram dadas. Está tudo funcionando perfeitamente”, afirma.
“Sempre ampliamos um pouco o horário no último dia de pagamento. Mesmo no Refis, fazemos isso. Desta vez, ampliamos ainda mais. Hoje o atendimento irá até as 23 horas, 59 minutos e 59 segundos”.
Por fim, Ricardo esclarece que o Município já autorizou alterar a data de vencimento da guia dos contribuintes que buscaram atendimento depois das 15h. Isso porque alguns bancos não recebem pagamentos depois desse horário. Ou seja: os campo-grandenses que buscarem atendimento nas últimas horas do dia receberão guia com vencimento em 13 de fevereiro.
Tempo de espera
Para contribuintes com direito a atendimento prioritário, o serviço ocorre de forma mais rápida. Já aqueles atendidos por ordem de chegada precisam aguardar por mais tempo.
O comerciante Elias Santiago afirmou que foi atendido rapidamente, pois conseguiu senha prioritária. O idoso explica que não recebeu o carnê do IPTU e precisou ir até o CAC para emitir a segunda via.
“O atendimento foi bom. Esperei cerca de 20 minutos e já fui atendido. Agora estou com o dever cumprido.”
Já a comerciante Maria de Lurdes Alves e a diarista Sueli Aparecida, que retiraram senhas comuns, relataram maior demora no atendimento.
“Deixamos para o último dia para ver se o valor baixava. Era uma expectativa, porque estava essa novela. Eu falei para a gente esperar, porque não poderia ir à lotérica pagar sem vir aqui ter certeza. Vai que eu pagava e depois baixava? Ia ficar com raiva”, explicou Maria de Lurdes.
A comerciante contou que não sabia que o atendimento seguiria até as 23h59 e, por isso, chegou ao CAC pouco antes das 16h.
“Pedi para a atendente verificar até que horas ficava aberto. Ela falou que faltavam 20 minutos e que fechava às 16h. Pensei: ‘se eu chegar cinco minutos antes, vou ser atendida’, porque é igual banco: se você entra, eles atendem. Por isso vi gente chegando às 17h e eles ainda entregando senha”, relatou.
A Central de Atendimento ao Cidadão está localizada na Rua Cândido Mariano, 2.655.
Fonte: Midiamax








Comentários