Avião da UPS cai perto do aeroporto de Louisville; pelo menos 3 mortos, diz governador do Kentucky.
- Fabio Sanches

- 4 de nov.
- 3 min de leitura

Pelo menos três pessoas teriam morrido após um avião da UPS cair logo após a decolagem perto do Aeroporto Internacional de Louisville, disse o governador do Kentucky, Andy Beshear, na noite de terça-feira.
O número de mortes deverá aumentar, disse o governador durante uma coletiva de imprensa. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, algumas delas com gravidade, afirmou.
O voo 2976 da UPS caiu por volta das 17h15, horário local, após decolar do aeroporto de Louisville, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA). A aeronave tinha como destino o Aeroporto Internacional Daniel K. Inouye, em Honolulu, Havaí.
Beshear afirmou que não havia carga perigosa a bordo do avião que pudesse causar problemas ambientais no local do acidente, mas pediu aos moradores que cumprissem quaisquer ordens de permanência em casa.
O Departamento de Polícia Metropolitana de Louisville descreveu a cena como ativa, com "fogo e destroços", alertando os moradores para que se mantivessem afastados de Fern Valley e Grade Lane, um cruzamento localizado no lado sul do aeroporto, que serve como centro de operações da UPS.
Vídeos do acidente mostraram a aeronave parcialmente em chamas enquanto acelerava na pista antes de explodir em chamas.

A polícia informou que o alerta para permanecer em casa foi estendido para todas as áreas no sentido norte da rodovia interestadual que circunda a região metropolitana de Louisville até o Rio Ohio. O departamento de polícia também pediu aos moradores da área que desliguem todos os sistemas de ventilação o mais rápido possível devido à fumaça.
"Quem viu as imagens e o vídeo sabe o quão violento foi esse acidente, e há muitas famílias que ficarão esperando e sem saber o que aconteceu por um bom tempo. Vamos tentar fornecer essas informações a elas o mais rápido possível", disse Beshear.
A UPS informou em comunicado que foi notificada de um incidente envolvendo uma de suas aeronaves. Três tripulantes da UPS estavam a bordo, segundo a empresa. Ela não forneceu mais detalhes de imediato.

"Não temos, neste momento, informações sobre o estado de saúde da tripulação", disse Beshear. "Assistindo ao vídeo, acho que todos estamos muito, muito preocupados com eles."
O acidente afetou gravemente os negócios da região, incluindo a Kentucky Petroleum Recycling e a Grade A Auto Parts, disse o governador. Pelo menos dois funcionários da Grade A Auto Parts estão desaparecidos, e não se sabe quantas pessoas, incluindo clientes, estavam no local no momento do acidente.
Enquanto equipes de resgate e emergência trabalham para controlar o incêndio de grandes proporções, todos os voos de chegada e partida no aeroporto de Louisville estão temporariamente suspensos, e o aeroporto permanecerá fechado até pelo menos as 7h da manhã de quarta-feira, informou o aeroporto.

De acordo com dados preliminares de voo do FlightRadar24, o avião parece ter atingido 175 pés de altitude brevemente após a decolagem. Ele estaria com o tanque cheio para o voo até o Havaí, o que provavelmente levou ao incêndio de grandes proporções, como visto do helicóptero da afiliada da CBS, WLKY-TV .
O McDonnell Douglas MD-11, com três motores, foi fabricado em 1991, de acordo com dados da FAA.
O caminhão transportava aproximadamente 38.000 galões de combustível, o que equivale a cerca de 233.000 libras, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Louisville, Brian O'Neill. A área afetada pelo acidente tem aproximadamente um quarteirão de largura, afirmou ele, mas tem sido difícil conter o incêndio devido aos materiais perigosos presentes no local.
O local do acidente é onde fica o UPS Worldport , um centro aéreo internacional para o serviço de encomendas.
"Esta é uma cidade da UPS", disse a vereadora Betsy Ruhe, do Conselho Metropolitano de Louisville, cujo distrito faz parte do local do acidente, durante a coletiva de imprensa na noite de terça-feira. "Todos nós conhecemos alguém que trabalha na UPS, e todos estão enviando mensagens para seus amigos e familiares, tentando garantir que todos estejam seguros. Infelizmente, algumas dessas mensagens provavelmente ficarão sem resposta."
A instalação de 5,2 milhões de pés quadrados processa mais de 400.000 encomendas por hora e abriga 20.000 funcionários da UPS, além de realizar 300 voos diários, segundo a empresa.
"Minha equipe e eu estamos acompanhando de perto o acidente aéreo perto do Aeroporto Internacional Muhammad Ali de Louisville", disse o senador do Kentucky, Rand Paul. "Continuamos a orar pela segurança da tripulação, de todos na área e dos socorristas no local."
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) liderará a investigação sobre o acidente.
Fonte: CBSNews








Comentários