top of page
bg_topo.jpg
Banner 1920x240.png

Avião da UPS cai perto do aeroporto de Louisville; pelo menos 3 mortos, diz governador do Kentucky.

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 4 de nov.
  • 3 min de leitura
ree

Pelo menos três pessoas teriam morrido após um avião da UPS cair logo após a decolagem perto do Aeroporto Internacional de Louisville, disse o governador do Kentucky, Andy Beshear, na noite de terça-feira.


O número de mortes deverá aumentar, disse o governador durante uma coletiva de imprensa. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, algumas delas com gravidade, afirmou.


O voo 2976 da UPS caiu por volta das 17h15, horário local, após decolar do aeroporto de Louisville, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA). A aeronave tinha como destino o Aeroporto Internacional Daniel K. Inouye, em Honolulu, Havaí. 


Beshear afirmou que não havia carga perigosa a bordo do avião que pudesse causar problemas ambientais no local do acidente, mas pediu aos moradores que cumprissem quaisquer ordens de permanência em casa.


O Departamento de Polícia Metropolitana de Louisville descreveu a cena como ativa, com "fogo e destroços", alertando os moradores para que se mantivessem afastados de Fern Valley e Grade Lane, um cruzamento localizado no lado sul do aeroporto, que serve como centro de operações da UPS.


Vídeos do acidente mostraram a aeronave parcialmente em chamas enquanto acelerava na pista antes de explodir em chamas.


Imagens aéreas mostram as consequências de um acidente de avião em Louisville, Kentucky, em 4 de novembro de 2025.
Imagens aéreas mostram as consequências de um acidente de avião em Louisville, Kentucky, em 4 de novembro de 2025.

A polícia informou que o alerta para permanecer em casa foi estendido para todas as áreas no sentido norte da rodovia interestadual que circunda a região metropolitana de Louisville até o Rio Ohio. O departamento de polícia também pediu aos moradores da área que desliguem todos os sistemas de ventilação o mais rápido possível devido à fumaça.


"Quem viu as imagens e o vídeo sabe o quão violento foi esse acidente, e há muitas famílias que ficarão esperando e sem saber o que aconteceu por um bom tempo. Vamos tentar fornecer essas informações a elas o mais rápido possível", disse Beshear.

A UPS informou em comunicado que foi notificada de um incidente envolvendo uma de suas aeronaves. Três tripulantes da UPS estavam a bordo, segundo a empresa. Ela não forneceu mais detalhes de imediato.


Uma bola de fogo irrompe perto da propriedade do aeroporto após relatos de um acidente de avião no Aeroporto Internacional de Louisville na terça-feira, 4 de novembro de 2025, no Kentucky.
Uma bola de fogo irrompe perto da propriedade do aeroporto após relatos de um acidente de avião no Aeroporto Internacional de Louisville na terça-feira, 4 de novembro de 2025, no Kentucky.

"Não temos, neste momento, informações sobre o estado de saúde da tripulação", disse Beshear. "Assistindo ao vídeo, acho que todos estamos muito, muito preocupados com eles."

O acidente afetou gravemente os negócios da região, incluindo a Kentucky Petroleum Recycling e a Grade A Auto Parts, disse o governador. Pelo menos dois funcionários da Grade A Auto Parts estão desaparecidos, e não se sabe quantas pessoas, incluindo clientes, estavam no local no momento do acidente.


Enquanto equipes de resgate e emergência trabalham para controlar o incêndio de grandes proporções, todos os voos de chegada e partida no aeroporto de Louisville estão temporariamente suspensos, e o aeroporto permanecerá fechado até pelo menos as 7h da manhã de quarta-feira, informou o aeroporto. 


Imagens aéreas mostram bombeiros combatendo um incêndio de grandes proporções após a queda de um avião em Louisville, Kentucky, em 4 de novembro de 2025.
Imagens aéreas mostram bombeiros combatendo um incêndio de grandes proporções após a queda de um avião em Louisville, Kentucky, em 4 de novembro de 2025.

De acordo com dados preliminares de voo do FlightRadar24, o avião parece ter atingido 175 pés de altitude brevemente após a decolagem. Ele estaria com o tanque cheio para o voo até o Havaí, o que provavelmente levou ao incêndio de grandes proporções, como visto do helicóptero da afiliada da CBS, WLKY-TV .


O McDonnell Douglas MD-11, com três motores, foi fabricado em 1991, de acordo com dados da FAA.


O caminhão transportava aproximadamente 38.000 galões de combustível, o que equivale a cerca de 233.000 libras, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Louisville, Brian O'Neill. A área afetada pelo acidente tem aproximadamente um quarteirão de largura, afirmou ele, mas tem sido difícil conter o incêndio devido aos materiais perigosos presentes no local. 



"Esta é uma cidade da UPS", disse a vereadora Betsy Ruhe, do Conselho Metropolitano de Louisville, cujo distrito faz parte do local do acidente, durante a coletiva de imprensa na noite de terça-feira. "Todos nós conhecemos alguém que trabalha na UPS, e todos estão enviando mensagens para seus amigos e familiares, tentando garantir que todos estejam seguros. Infelizmente, algumas dessas mensagens provavelmente ficarão sem resposta."

A instalação de 5,2 milhões de pés quadrados processa mais de 400.000 encomendas por hora e abriga 20.000 funcionários da UPS, além de realizar 300 voos diários, segundo a empresa.


"Minha equipe e eu estamos acompanhando de perto o acidente aéreo perto do Aeroporto Internacional Muhammad Ali de Louisville", disse o senador do Kentucky, Rand Paul. "Continuamos a orar pela segurança da tripulação, de todos na área e dos socorristas no local."

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) liderará a investigação sobre o acidente.


Fonte: CBSNews





Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html